A Região
A Região

A Região

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos

Muito mais do que um lugar, do que uma denominação. O Vale dos Vinhedos representa um misto de aconchego, tons, aromas, contrastes, cultura e tradição, que o tornam único e consagrado. Privilegiados aqueles que nele habitam e seus visitantes, pois estar no Vale dos Vinhedos é entrar em contato direto com o ambiente natural e cultural onde está imersa a uva e suas derivações, é vivenciar um passado, é reviver uma história de luta e determinação que colhe seus frutos no presente e em todo o potencial de vir a ser.

Os vales cobertos por videiras transformam-se em paisagens apaixonantes e singulares, a hospitalidade dos moradores, o aconchego dos hotéis e pousadas (referencias nacionais), a farta gastronomia e é claro, a busca pelo bom vinho convidam ao desfrute do Vale dos Vinhedos.

Para melhor conhecer o Vale e seus atrativos, acesse o site www.valedosvinhedos.com.br

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves

Situada a 120 Km de Porto Alegre, a charmosa cidade de Bento Gonçalves é um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. Com uma paisagem exuberante, o município ostenta o título de Capital Brasileira do Vinho, contando atualmente com um pulsante cenário de vinícolas abertas à visitação e inúmeras atrações ligadas ao enoturismo, além de ser um dos principais polos moveleiros do Brasil e de se destacar em outros setores como o metalúrgico e o alimentício.

Bento Gonçalves oferece diversas opções e rotas turísticas. Nelas, o visitante é convidado a sentir o aroma das uvas e brindar no Vale dos Vinhedos, fazer turismo histórico rural por Caminhos de Pedra, conhecer a natureza exuberante e apaixonante do Vale do Rio das Antas, presenciar a religiosidade deixada pelos imigrantes, deliciar-se no roteiro das Cantinas Históricas, aventurar-se em trilhas e esportes ao lado da natureza e até mesmo voltar no tempo no passeio do trem Maria Fumaça.

A cidade conta com total infraestrutura e um moderno complexo turístico, tudo isso, é claro, associado à hospitalidade e gastronomia inigualáveis.

Tour Via del Vino

Tour Via del Vino

O coração de uma cidade repleta de histórias para contar e que ainda pulsa firmemente. Se existe um lugar em Bento Gonçalves capaz de simbolizar o passado e o presente ao mesmo tempo, este lugar é a Via Del Vino. Localizada no centro da cidade, a Via Del Vino não é chamada de coração da cidade por acaso. A vida social, cultural e econômica de Bento Gonçalves giram em torno desta via.

Ali está o clima europeu e cada local permanece com a sua história preservada: bancos, igrejas, o clube, as praças, um verdadeiro convite às novas descobertas, ideal para o convívio com esse povo hospitaleiro e amigável, sempre disposto a um bom bate-papo. Defronte ao Palácio Municipal, está situada a famosa "La Fontana", chafariz onde jorra água na cor de vinho, imperdível!

Vale do Rio das Antas

Vale do Rio das Antas

O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza, circunscrito em um dos cenários mais exuberantes de Bento Gonçalves. Nele, convivem harmoniosamente o vinho e a cachaça; a massa e a rapadura; o vale e a serra; o homem e a natureza.

É também neste roteiro que está situada a Ponte Ernesto Dorneles, popularmente conhecida como "Ponte do Rio das Antas", o monumento é considerado um dos maiores do mundo em arcos paralelos suspensos.

Ainda, durante o passeio, o visitante pode se encantar observando uma enorme "ferradura" formada pelas águas do Rio das Antas margeando uma montanha.

Maria Fumaça

Maria Fumaça

Embarque em um trem à vapor que percorre a ferrovia entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e assista apresentações culturais que animam os vagões. Durante o trajeto você poderá degustar vinhos, espumantes e suco de uva tinto.

A imersão na cultura italiana é contada no Parque Cultural Epopeia Italiana, um espetáculo com nove cenários em tamanho real e que retrata a história do casal Lazaro e Rosa, imigrantes italianos que passaram por inúmeras dificuldades ao chegar ao Brasil e, após muito esforço, conseguiram prosperar nas terras gaúchas. O espetáculo inclui a degustação de biscoito colonial e suco de uva branca.

Rota Cantinas Históricas

Rota Cantinas Históricas

Viva momentos marcantes na rota Cantinas Históricas. Leve para sempre nos olhos e no coração as lembranças deste roteiro encantador. As histórias e memórias de um povo acompanhados dos melhores vinhos.


É hora de saborear o melhor da culinária dos imigrantes, deliciar-se com os melhores vinhos e principalmente perceber as histórias e a cultura dessa região. Os imigrantes provenientes do Vêneto e do Trento, norte da Itália, encontraram as condições ideais para desenvolver a arte do vinho nas encostas de Farias Lemos. Usadas originalmente para guardar os mantimentos, as cantinas são um lugar carregado de saberes e memória que retratam a vida do colono em uma experiência inesquecível.


Ao entrar no clima dos aromas, da paisagem vitícola e dos sons únicos da localidade que preservam sua cultura de modo especial, os visitantes experimentam vinhos típicos, sucos, espumantes e a gastronomia cultural.  As cantinas históricas oferecem almoços e jantares com cardápios típicos italianos e regionais (com reservas antecipadas). Para completar o passeio, não esqueça de apreciar a vista do Mirante do Campanário. Uma vista deliciosa, como tudo o que você encontra por este caminho.

Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra

A arquitetura e os costumes dos imigrantes preservados através do tempo. O roteiro resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. Os imigrantes italianos eram legítimos representantes da cultura camponesa, que valorizavam a religiosidade, o trabalho e a família. Hoje ainda é possível vivenciar toda essa tradição e herança cultural nos Caminhos de Pedra.

Considerado pioneiro no seu segmento, o roteiro Caminhos de Pedra é referência nacional, tendo sido tema de muitos estudos e teses nas áreas de turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo, e administração, entre outros. É a história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes.

O Roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul desde 2009 (Lei Estadual 13.177/09). Por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, rendeu aos Caminhos de Pedra o qualificativo de ‘museu vivo’.

Com 12km de extensão, o roteiro oferece cultura, gastronomia e arquitetura em vários pontos de visitação e observação. As centenárias casas de pedra da rota incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais, as experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes, um resgate constante da herança cultural.
 

Rota Rural Encantos de Eulália

Rota Rural Encantos de Eulália

A Linha Eulália está inserida no interior do município de Bento Gonçalves. Em 2013 foi organizada a Rota Rural Encantos de Eulália com o objetivo de receber visitantes, oferecendo um passeio de puro charme e encanto em um trajeto surpreendente, composto por belas paisagens e uma variedade de atrativos: degustar um bom vinho, saborear uma comida típica italiana, encantar-se pelo valor às amizades e pela energia da aventura.

Os primeiros imigrantes vindos do norte da Itália se instalaram na região em 1878. Com muito trabalho e fé formaram a Linha Eulália, onde posteriormente houve a divisão em duas comunidades: Santa Eulália, na Linha Eulália Alta e Monte Bérico, na Linha Eulália Baixa, como são até hoje conhecidas.

Foram conservados até hoje nas famílias da região os usos e costumes que caracterizam o jeito simples de viver típico do interior!

Rota dos Capitéis

Rota dos Capitéis

A Rota dos Capitéis convida você a vivenciar um roteiro turístico e cultural que valoriza a fé, o trabalho e a história da imigração italiana na Serra Gaúcha. Um percurso que passa por capitéis, capelas, igrejas e grutas — símbolos da religiosidade que acompanhou os imigrantes desde sua chegada em 1875.

Os capitéis são pequenos oratórios construídos em madeira ou pedra, colocados à beira dos caminhos como expressão de fé e proteção. Com o tempo, muitos deles deram origem a capelas e igrejas, tornando-se parte fundamental da paisagem e da identidade cultural dos municípios da Serra Gaúcha.